N.C.B.E
Náutico Clube Boa Esperança

Fundado em Dezembro 1996

Desde o início, o clube tem como principal objetivo a promoção da prática da vela,
sendo que desde cedo a inclusão foi o seu maior lema.
O Náutico Clube Esperança promove diferentes actividades através de três valências: Escola de Vela, Escola Náutica de Recreio e Projectos Sociais.

Missão

A preocupação em tornar a prática da vela acessível a todos, moveu desde os primeiros anos, os seus dirigentes e sócios por forma a alcançarem um objetivo comum: incluir de forma equitativa qualquer pessoa na prática deste desporto náutico.

Localização

O Edifício do NCBE tem uma localização privilegiada na parte ribeirinha central de Lisboa, ao lado do Cais do Sodré e mesmo ao pé dos encantos da Praça do Comércio.

O clube funciona a partir de um edifício típico da paisagem ribeirinha lisboeta, antigo armazém, mesmo no litoral, virado para o rio Tejo e para a outra margem, contemplando a sua Natureza, a Ponte sobre o rio, o Cristo Rei e caminho para o mar.

O projecto de reabilitação do actual edifício, está em curso, prevendo-se a sua implementação em 2017, com manutenção e melhoria das instalações e acessos.

NCBE - cais de outrora

Nos velhos tempo, no início do séc.XX era o lugar para a carga e descarga de barcos de pesca, para produção e armazenamento de Gelo. Hoje, o clube desenvolve as suas atividades usando a mesma rampa e pontão de outrora, as mesmas pedras e os mesmos trajectos são hoje percorridos pelos nossos sócios. Os mesmos edifícios, um uso diferente !

Durante as marés altas pode mesmo ouvir o cantar do rio de dentro do edifício do Náutico Clube da Boa Esperança, chamando-o para que repare nele!

ACTIVIDADES
NCBE

O Clube está aberto durante todo o ano, realizando diferentes actividades:

Dar conhecer a Arte e o Desporto que em tempos passados era cultura e o dia a dia da nossa cidade. Transmitir o conhecimento de outrora, o sentido de descoberta e desafio, através da experimentação das Ciências Náuticas e da valorização do Património natural e cultural português.

Escola certificada desde 2004, conta com formadores experientes que leccionam os cursos para obtenção de Cartas de Navegador de Recreio. Navegar em segurança Embarcações de Recreio (ER), é nesta Escola encarada com elevado grau de seriedade e respeito pelo carácter desta actividade.

Desde o ínicio da sua existência, muitas têm sido as evidências que comprovam a qualidade do trabalho de inclusão e de integração de “todos” na prática da vela. Os projectos sociais que promove são espelho deste reconhecimento. As atividades desenvolvidas promovem a valorização individual , tendo a Vela como ferramenta.

SÓCIOS

SER SÓCIO

Saiba aqui como tornar-se Sócio do NCBE

Ser sócio do N.C.B.E. garante a existência de um Clube com actividades fundamentais na educação e formação das nossas crianças e jovens:

  • Poderá usufruir das embarcações, actividades e serviços do NCBE.
  • Ficará à sua disposição toda uma infra-estrutura em contínua evolução de espaços para a prática desportiva e de lazer, no que é o centro ribeirinho da cidade de Lisboa.
  • Procedimentos / Documentos Necessários

  • Preencher Ficha Proposta de Sócio;
  • Fotocópia Cartão de Cidadão;
  • Pagamento de Jóia Sócio - 25.00 Euros (entregue no acto da inscrição);
  • Pagamento Quota Anual de Sócio - 25.00 Euros;

  • Pode fazer inscrição mediante entrega de documentos solicitados via email ou dirigir-se às instalações do Clube.

    Proposta Novo Sócio

    Aqui pode fazer download do ficheiro, preencher o formulário e entregar no clube via e-mail ou presencialmente.

    FROTA

    Access

    O Access 2.3 é a embarcação perfeita para um primeiro contacto lúdico com a Vela.

    É um barco à vela, pequeno, seguro e confortável, podendo levar até 2 tripulantes, podendo também ser usado por apenas 1 tripulante em actividades mais desportivas e competitivas.

    De aparelhamento simples e equipamento de fácil instalação, com direcção e manobra fácil e segura devido ao patilhão lastrado que lhe confere um elevado grau de segurança durante a condução. Esta embarcação é ideal para ser manobra por pessoas de qualquer idade ou grau de habilidade e capacidades físicas e/ou motoras.

    Existem mais de 1000 embarcações do tipo que navegam em 20 países, constituí-se como classe - Hansa 2.3 - acreditada pela Federação de Vela Internacional (ISAF) .

    Optimist

    Optimist é um pequeno barco monotipo, actualmente construído em fibra de vidro.

    No início eram caixotes com velas improvisadas com que a garotada de Clearwater, Flórida disputava as suas regatas, anualmente era realizado o "Derby dos Caixotes de Sabão".

    Os dirigentes do Clearwater Optimist Club em 1948 decidiram fazer algo mais parecido com um barco, e daí saiu o atual modelo. O seu nome (Optimist significa Otimista em português) deve-se ao uso do barco em reabilitação de crianças no instituto.

    Em agosto de 1965 foi fundada a associação internacional da classe, a IODA (International Optimist Dinghy Association). Por ser seguro, bastante estável e barato, o Optimist é uma das classes mais difundidas do planeta.

    Símbolo da Classe

    Optimist Logo
    Firebug

    O FireBug, original da Nova Zelândia, é um pequeno veleiro simples, divertido e familiar

    D esenhado nos últimos anos de vida por John Spencer, em conjunto com Peter Tait este barco destina-se a ser construído por qualquer pessoa: “Construa um barco e aprenda a velejar” é o lema que também o NCBE adoptou.

    O Clube dispõe de 5 Firebugs construídos no Clube na oficina de construção naval, fruto do trabalho social desenvolvido pelo Clube com pessoas portadoras de deficiência e pessoas de bairros desfavorecidos.

    Navega hoje em 29 países e são centenas os barcos já construídos. Brad Butterworth , velejador e estratega em duas Vitórias Americas Cup da Team New Zealand é dono de um Firebug e está satisfeito com ele. Brad diz “ Estou feliz que a minha família tenha aprendido a velejar num Firebug ! "

    Ideal para graúdos ou miúdos, o Firebug pode ser navegado por crianças ou adultos. É ideal para o ensino e primeiro contacto com a Vela, havendo sempre espaço para dois tripulantes a bordo. O Firebug é muito ágil e manobrável tornado-se fácil de aprender a velejar. O equipamento é simples e fácil de controlar.

    Fotografias & Videos da frota em acção.
    Conheça os cursos da Escola de Vela do NCBE

    PROJECTOS SOCIAIS

    Área em construção !

    Posted by Náutico Clube Boa Esperança on Tuesday, March 4, 2014